Peixes do Campus do Pici
Data da publicação: 28 de junho de 2022 Categoria: Fauna e Flora do Campus do PiciPeixes
- Oreochromis niloticus
Também conhecida como Tilápia-do-nilo, é uma espécie africana da família Cichlidae e foi introduzida em várias regiões do mundo para consumo humano e é encontrada em ambientes salobros e de água doce. Alimenta-se de detritos de origem vegetal como algas e sedimento ou invertebrados aquáticos como larvas de insetos moluscos e zooplâncton). É espécie muito tolerante a variações ambientais, causando impacto às espécies nativas dos lagos ou rios onde é introduzida.
- Tarpon atlanticus
Também conhecida como Peixe pema ou Tarpão, é uma espécie da família Megalopidae e é encontrada em abundancia na região Norte e Nordeste do Brasil. Alcança mais de 2 metros de comprimento total e 150kg. Vive nas águas quentes, tropicais e subtropicais do oceano Atlântico. É uma espécie costeira que também pode ser encontrada em alto mar, principalmente nos períodos de reprodução, quando migra em grandes cardumes. Alimenta-se de sardinhas, anchovas, tainhas, entre outros.
- Synbranchus marmoratus
Também conhecida como Mussum, é uma espécie da família Synbranchidae e ocorre em lagos, córregos, brejos, pântanos e rios, pode habitar o interior de cavernas, ou tocas nas margens dos rios para se abrigar. Ocasionalmente pode ser encontrado em água salobra. Nos períodos de seca, o Mussum costuma cavar uma toca em forma de tubo, onde permanece em estado letárgico até o início das chuvas, ou caso surja alguma ameaça. Sua pele libera grande quantidade de muco, e assim se mantém umedecida, enquanto alterações na fisiologia de órgãos como rins e fígado garantem a sobrevivência sem alimentação.
- Hoplias malabaricus
Também conhecida como Traíra, é uma espécie da família Erythrinidae e apresenta poderosos e afiados dentes e poderosas mandíbulas. Seu nome popular (Traíra) é utilizado como gíria no Brasil, para identificar um individuo traidor, que age nas sombras, sorrateiramente delatando ou prejudicando seus colegas, em alusão características carnívoras e à sua predileção pelas sombras e escuridão deste peixe. Alimenta-se de peixes, insetos, frutos, sementes, detritos, camarões e outros pequenos invertebrados.