A UFC desenvolve em parceria com grupos de protetores de animais (campanhas, palestras, divulgação) para evitar o abandono de cães e gatos dentro dos campi da universidade. Diante dessa situação, visando as soluções de médio e longo prazo, a PEGA realiza as seguintes ações:
- Treinamento dos vigilantes da Universidade sobre a Lei de Crimes Ambientais e a conduta a ser adotada caso presenciem o abandono de animais.
- Consulta com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente sobre as ocorrências de abandono e a situação dos animais nos campi universitários.
- Contato contínuo com os grupos de protetores de animais que atuam dentro dos campi da UFC para implementação de ações conjuntas que desestimulem o abandono de animais dentro de nossas instalações, assim como ações para assegurar o tratamento adequado dos animais que já se encontram abandonados, realização de castrações e adoções.
- Confecção de cartazes que alertam que o abandono de animais é crime previsto em Lei (Lei Federal nº 9.705, de 12 de fevereiro de 1998 – Lei de Crimes Ambientais).
- Divulgação das ações e orientações nos canais de comunicação da UFC.
- Contato permanente com o Centro de Zoonoses para realização de exames e vacinação dos animais.
- Realização do censo dos animais abandonados para controle da efetividade das ações.
- Apoio nas campanhas de castração com os grupos protetores.
Se você tem interesse em colaborar com a Campanha contra o abandono de animais nos campi universitários da UFC entre em contato conosco. Será um prazer construirmos juntos uma universidade mais sustentável.
Grupo de Protetores:
LEMBRE: ABANDONO DE ANIMAIS É CRIME!