Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português

Universidade Federal do Ceará
Secretaria de Meio Ambiente – SMAUFC

Área do conteúdo

Sagui-de-tufo-branco

Data da publicação: 24 de novembro de 2021 Categoria: Placas da Biodiversidade

Foto: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sagui-de-tufo-branco#/media/Ficheiro:Wei%C3%9Fb%C3%BCschelaffe_(Callithrix_jacchus).jpg

Sagui-de-tufo-branco – Callithrix jacchus

Mais conhecido como Sagui de tufo branco, nosso amigão pode ser visto nas nossas diversas árvores que estão presentes no campus do pici, normalmente vivem em pequenos grupos ou em duplas, gostam de brincar de briga e de esconde-esconde.

Sua alimentação deve ser variada e constar de frutos, sementes de girassol, legumes, ovos e tenébrios, indispensáveis como fonte de proteínas. Em liberdade caçam insetos, dos quais são grandes apreciadores.

Características Físicas:

Os machos de sagui-de-tufo-branco são ligeiramente mais leves que as fêmeas, com os primeiros pesando cerca de 318 gramas, e as segundas entre 322 (natureza) e 360 gramas (cativeiro).

Reprodução:

Os saguis-de-tufo-branco atingem sua maturidade sexual entre os treze e quatorze meses. O período de gestação varia entre 140 e 160 dias. Nascem dois filhotes a cada gestação, os quais já não relativamente grandes. Os filhotes são aleitados por 70 dias, embora alguns mamem até os 100 dias. Aos 30 dias após o nascimento, os filhotes já são capazes de segurar alimentos com as mãos ou os comem diretamente na boca.

Foto: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sagui-de-tufo-branco#/media/Ficheiro:Wei%C3%9Fb%C3%BCschelaffe_(Callithrix_jacchus).jpg

Referências:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sagui-de-tufo-branco

Acessar Ir para o topo