Sibite – Coereba flaveola
Ao caminhar pelo Campus do Pici você pode ouvi-los cantar, seu canto é relativamente forte, simples e monótono, e emitido incansavelmente. Canta a qualquer hora do dia e em qualquer época do ano.
Se Alimenta de néctar, frutas e artrópodes. Para coletar alimento, em qualquer altura, agarra-se firmemente à coroa das flores e com o bico curvo e pontiagudo perfura o cálice, atingindo assim os nectários. Visita também as garrafas de água açucarada, destinadas a atrair beija-flores e comedouros de frutas para pássaros. Aprecia muito banana, mamão, jabuticaba, laranja e melancia. E na busca por alimento, muitas vezes fica de cabeça para baixo em um galho, visando atingir a flor.
Características Físicas:
Mede aproximadamente 10,5-11,5 centímetros e pesa cerca de 8-10 gramas.
Seu peito e o uropígio são amarelos. O ventre e o crisso são amarelo-limão, e por vezes esbranquiçados. A coroa e a face tem coloração negra, evidente faixa superciliar branca e garganta cinzenta. O bico é curvado e pontudo, negro e de base.
Reprodução:
Faz ninho esférico que pode ser de dois tipos, segundo sua finalidade:
- Construído pelo casal para reprodução, o qual é relativamente alto e bem acabado, de acesso pequeno, superior e dirigido para baixo, coberto por longo alpendre que veda a entrada, de parede grossa e compacta, feito de palhas, folhas, capins e teias de aranhas. A câmara incubatória localiza-se no centro, com a entrada às vezes protegida por palha.
- Construído para descanso e pernoite, o qual é menor, mais achatado, de construção frouxa e com entrada larga e baixa.