Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português

Universidade Federal do Ceará
Secretaria de Meio Ambiente – SMAUFC

Área do conteúdo

Carcará

Data da publicação: 11 de novembro de 2020 Categoria: Placas da Biodiversidade

Foto: Thaís Camboim

Carcará – Caracara plancus

o carcará é facilmente reconhecível quando pousado, pelo fato de possuir uma espécie de solidéu preto sobre a cabeça, assim como um bico adunco e alto, que assemelha-se à lâmina de um cutelo, não é taxonomicamente uma águia, e sim um parente distante dos falcões. É tanto visto sozinho como em bandos numerosos em redor de mamíferos e carcaças. Ocorre em campos abertos, cerrados, borda de matas e inclusive centros urbanos de grandes cidades. Pousa em árvores ou cercas, sendo frequentemente observado no chão, junto a queimadas e ao longo de estradas. Passa muito tempo no chão, ajudado pelas suas longas patas adaptadas à marcha, mas é também um excelente voador e planador. Costuma acompanhar as correntes de ar ascendentes. Durante a noite ou nas horas mais quentes do dia, costuma ficar pousado nos galhos mais altos, sob a copa de árvores isoladas.

Características Físicas:

Medindo cerca de 50-60 centímetros da cabeça a cauda o peso do macho é de 834 g; a fêmea pesa 953 g e mede cerca de 123 centímetros de envergadura.

Reprodução:

Constrói um ninho com galhos em bainhas de folhas de palmeiras ou em outras árvores. Usa ninho de outras aves também. A postura do carcará é composta de dois ou três ovos, sendo raro encontrar um quarto ovo.

Foto: Thaís Camboim

Distribuição da espécie:

Aqui você pode ouvir o canto desta Ave.

 

Acessar Ir para o topo