Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português

Universidade Federal do Ceará
Secretaria de Meio Ambiente – SMAUFC

Área do conteúdo

Gambá-de-orelha-branca ou Cassaco

Data da publicação: 14 de setembro de 2020 Categoria: Placas da Biodiversidade

Foto: Emanuelle Pasa

Gambá-de-orelha-branca – Didelphis albiventris

O gambá-de-orelha-branca (Didelphis albiventris), também conhecido como ‘timbu, cassaco, saruê,  sariguê micurê e mucura, é uma espécie de gambá nativa na Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai, e Uruguai. É um animal generalista que vive em muitos habitats distintos, podendo apresentar comportamento predominantemente terrestre ou arboreal. É um animal terrestre e, às vezes, arbóreo, e um generalista de habitat, vivendo em uma ampla gama de diferentes habitats

Os gambás-de-orelha-branca consomem principalmente invertebrados como besouros, diplópodes e opiliões, junto com frutas e vertebrados como pequenos pássaros, mamíferos, cobras fossoriais e peixes.

Características Físicas:

O gambá-de-orelha-branca pesa cerca de um (0,45 quilo) a três (1,3 quilo) libras e tem pelo preto e cinza, com cabelos brancos cobrindo as orelhas e o rosto, e cabelos escuros nas longas caudas.

 Reprodução:

O gambá-de-orelha-branca frequentemente muda de habitat para acasalar. As populações geralmente são maiores em épocas mais úmidas, quando os filhotes começam a procurar por comida sozinhos.

Foto: Emanuelle Pasa

Referências:

Acessar Ir para o topo