Ferreirinho-relógio – Todirostrum cinereum
Gosta muito de habitar a árvore Ficus benjamina, onde vai de uma para a outra. Nessa árvore constrói seu ninho. Vive solitário ou aos pares. O canto origina o nome comum, parecendo com um relógio de mesa quando se dá corda.
O cinza-azulado escuro da cabeça com a parte ventral amarela chama a atenção quando observado. Ele canta o ano inteiro, bem como nas horas quentes do dia. O casal responde um ao outro, também aproximando-se de uma gravação do canto.
Características Físicas:
Mede 8-10 cm de comprimento e pesa cerca de 4-7,5 gramas.
Reprodução:
Reproduz de julho a novembro. Constrói um característico ninho pendurado na ponta de galho fino, feito de restos de folhas, galhos finos e secos e painas. Amarra e entrelaça os galhos secos, as folhas e as painas, que vão ser forradas dentro do ninho para aquecer os filhotes. As folhas ficam por fora camuflando o ninho e os galhos são usados para deixar firme a estrutura do ninho. Surpreende a resistência do ninho, aguentando chuvas fortes e ventos. O ninho é muito bem trancado e não deixa a chuva entrar e nem o frio, é tão fechado que se você o abrir sentirá sair calor de dentro dele; o calor mantém os filhotes vivos sem passar frio, que normalmente são de 2 a 3. Esse ninho tão bem feito, na maioria das vezes é grosso e tem em média de 1 a 2 cm de espessura, dependendo do clima é mais grosso ou mais fino, dando a temperatura certa para os ovos e filhotes.
Distribuição da espécie:
Aqui você pode ouvir o canto desta Ave
Referências: